terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Homeland S02E10 - Broken Hearts

***Alerta: post recheado de spoilers

previously on....


Por Kleiton Nascimento 



O episódio de Homeland desta semana foi bastante intenso. Começarei brevemente pela parte em que o Brody chega na casa em que sua família está alojada e, por muito pouco, quase pega a Jess dando uns amassos no Mike. Embora sua cara de dúvidas, e Jess tentando manter a atenção dele voltada para as questões familiares, Brody acabou deixando estes detalhes meio de lado para atender a ligação da Carrie. E, assim que a Carrie desliga o telefone, de alguma forma, Nazir bate no carro dela e a sequestra. Mesmo porque não teria havido outra forma mais fácil de leva-la sob custódia. E simplesmente por ter sequestrado o amor da vida de Brody,  Nazir conseguiu forçar Brody a ajudá-lo.

Depois de ter fracassado duas vezes, na tentativa de matar o Vice Presidente Walden, Nazir decidiu colocar o seu mais recente plano em prática: mandar o Brody roubar o número de série do marca-passo do Walden, para que, com a ajuda de um hacker, ele pudesse controlar o aparelho e desfibrilar o coração do Walden. E como exatamente Nazir sabia onde o Vice Presidente guardava a caixa do aparelho (com o número de série)? A resposta dele foi simples, ele leu tal informação no The New York Times, por incrível que pareça.

Mas voltando ao Brody. Ele entrou em pânico ao saber que o amor de sua vida estava nas mãos de Nazir que, ao ameaçar Brody,  nos deixou ver que o relacionamento entre ele e a Carrie está mais forte do que nunca. E eu entendo o porque o sentimento que o Brody sente pela Carrie está tão forte: pelo simples fato de que ela – entre as pessoas que sabem os segredos dele – é a única que não o vê como um lixo. Mas com isso, a relação dos dois pode se tornar simples (o que antes era tão elétrica e carnal), correndo o risco de se tornar entediante.

Sobre o tão aguardado encontro da Carrie com o Nazir. Achei que deveria ter sido um pouco mais memorável para nós tal fato, embora não pude conter a adrenalina ao ver ele colocando a arma na cabeça dela. Certeza que este encontro foi inesquecível para a Carrie. E todo aquele papo dele sobre  comida orgânica e garotinhos no Mercado, simplesmente não fez sentido. Talvez tenha sido um ponto que os roteiristas fizeram para nos familiarizarmos com o dito cujo, mas uma coisa é certa: a esta altura, o Nazir poderia fazer caridade nas ruas que ainda assim seria difícil simpatizar com ele, ainda mais depois do que ele fez com o Walden (por mais malvado que o Walden fosse).

E por falar em Walden, o que foi a cena em que ele olha o Brody nos olhos e diz "Fuck your family"? O Brody teve a melhor resposta: ‘’Você ainda não percebeu? Eu estou matando você’’. E sua morte levanta algumas questões. Estes, por exemplo, vai querer saber o que Brody estava fazendo na sala do Walden, no momento em que ele teve o ataque. Mas a Carrie, sabe o que realmente aconteceu, claro, mas eu duvido que ela irá dividir tal conhecimento com o Estes, especialmente agora que ele ameaçou o Saul. Mas isso, se ela sobreviver. O episódio acaba com ela entrando em uma porta, que só Deus sabe quais perigos a aguardam.

Mas uma pergunta que não me sai da cabeça: Por que a CIA não grampeou o celular do Brody, que teve uma longa conversa via skype com Abu Nazir?  E por falar em Nazir, por que o maior terrorista do mundo usa zip de plástico para  amarrar seus prisioneiros? Será que a Carrie conseguirá encontrar-se mais uma vez com Nazir e realizar seu desejo de matá-lo de vez? Na reta final, com apenas 2 episódios por vir, estou certo de que tudo poderá acontecer neste fim de temporada.

E não deixem de comentar. Seus comentários são muito bem vindos nos ajudam a melhorar cada vez mais. Então comentem , please! ^^

2 comentários:

  1. Acho que tudo o que aconteceu estava combinado entre o Brody e o Nazir desde aquela vez em que se encontraram -- quando o iraquiano retomou o controle sobre seu soldado. O sequestro forjado da Carrie daria ao Brody a desculpa exata para executar, enfim, a missão para a qual estava destinado desde sua libertação no Iraque: matar o vice-presidente linha-dura. Carrie não vai contar à CIA que ele forneceu a senha para o marca-passo do Walden em troca da vida dela, porque ficará convencida de que foi um ato de amor e, nesse ponto, como toda mulher, ela fica cega aos fatos. Ou seja, o Brody executa a missão, mantém a Carrie sob controle em nome do "amor" e manterá sob disfarce sua adesão à causa árabe. Por isso o celular dele não estava grampeado; claro que se tratava de um aparelho fornecido pelo Nazir. E o que Brody fazia na sala de Walden quando ele sofreu o infarto? Ora, como havia combinado com a Carrie e, em instância maior, com a Procuradoria-Geral, e estará registrado no celular dela, estava declinando da chance de ser VP na chapa presidencial, algo tão inesperado que o sujeito passou mal e morreu! O plano perfeito, não acha?

    ResponderExcluir
  2. Eliane, sua teoria faz muito sentido. Embora ainda não tenha sido provado todos os pontos na série, se juntarmos os fatos que já temos, o Brody pode ser um grande parceiro do Nazir nisso tudo, e a morte do VP seria apenas umas de suas tarefas para ajudar o Nazir com seu plano malígno: colocar o Brody no poder e usá-lo para comandar as forças inteligentes dos EUA. Embora ainda acho que a Carrie não esteja tão inocente nesta história toda. Como ela se envolveu com o Brody, mesmo depois de saber todos os segredos dele, das duas uma: Ou ela se sente atraída pelo perigo que ele oferece a ela, ou ela já se tornou mais um peão no tabuleiro do Nazir. Mas de fato, sua teoria monta o plano perfeito!

    Muito obrigado por deixar seu comentário e por acompanhar esta série que nos surpreende a cada episódio.

    Kleiton Nascimento.

    ResponderExcluir