sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Homeland S03E12 ‘‘The Star‘‘ SEASON FINALE

***Alerta: post recheado de spoilers

previously on....


Por Kleiton Nascimento


 
Homeland fecha esta temporada com uma bomba de emoções.

O grande plano de Saul, embora de muito risco deu certo. Saul ganhou o jogo. O Saul que vimos ao lado de Mira sob o sol Mediterrâneo tinha um ar de triunfo estampado em seu rosto. Mas este triunfo custou muito caro para outros. Carrie pergunta a Saul, sobre um plano para resgatar ela e Brody e, e enquanto ela implora para que ele salve o pai de seu bebê, ele não faz nada. A morte do Brody, que acabou sendo inevitável, foi uma cena de certa brutalidade que acabou extinguindo a última oportunidade que Carrie tinha de realizar sua pequena missão: a de inocentar Brody e limpar sua imagem diante do mundo.

O que acaba tornando-se um ponto sobre Brody. "Agora, todo o mundo o vê através dos teus olhos," Javadi diz a Carrie. De certa forma, o finale nos deu uma rápida imagem dos nossos maiores personagens com posturas emblemáticas: Saul com sua camisa estufada, Quinn, sozinho em um estacionamento, Dar Adal pedindo waffles e café, e Javadi, vendendo um pouco de moral a Carrie.

Os roteiristas já haviam dito que o Brody seria um personagem apenas da primeira temporada. Mas ele durou três longas temporadas como um personagem forte. Ele certamente sabia que o fim estava próximo quando ele dirigiu com a Carrie para fora do Tehran. "Eu nasci no deserto," ele conta a Carrie. A morte do Brody no Tehran não foi uma melhor forma de terminar a temporada, mas a forma que ele lutou para redimir-se. A execução de Brody com enforcamento em public foi desconfortável, mas com todas as pessoas gritando, por um momento parecia que estavam saudando um herói. E de certa forma serviu como parte da tradição que Brody seguiu por Abu Nazir, o terrorista que serviu como um pai para o Brody, sacrificando sua própria vida com a finalidade de confundir a CIA com o atentado em Langley.

Em vários pontos do final, vemos Brody lavando a si mesmo. Ele também fez o mesmo antes de morrer. O que me deixou a pensar que a morte para o Brody, seria como uma limpeza de sua alma e seus atos.

"Homeland" foi renovado para uma Quarta Temporada, o que significa que os produtores da série tem pelo menos mais 12 episódios para jogar conosco, ou desenvolver personagens para rumos diferentes, como a Carrie por exemplo,  como ela e seu bebê irão viver em Istambul, onde Carrie irá se tornar Chefe se Estação, apontada pela CIA. A gravidez de Carrie finalmente ganhou o conhecimento do Brody tanto antes quanto quatro meses após sua morte. Carrie, agora com oito meses de gestação, confronta o que estávamos pensando o tempo todo: como será que ela irá ser como mãe? Que tipo de comportamento ela terá após o parto? Ela confessa que manteve a criança para que ela pudesse carregar uma parte de Brody viva e próxima a ela, mas será que ela ficará com a criança após o parto, ou deixará que seu pai tome conta ? Isto ficou no ar.

Por fim, sem a Dana e a Jessica (e sabe-se lá o que aconteceu com o Chris Brody),  a estrutura da quarta temporada vai ganhando forma: Mas será que Peter Quinn, Max, Virgil irão se juntar a Carrie em Istambul? Ou será que seremos apresentados a um novo grupo de personagens? Esta e outras perguntas, só teremos respostas em 2014. Até lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário