terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

The Walking Dead S03E11 - I Ain't a Judas!

***Alerta: post recheado de spoilers

previously on....


Por Rogério Lagos


E não é que mesmo sem nenhuma ação daquelas de tirar o fôlego, The Walking Dead conseguiu me surpreender? Concordo que o episódio foi “devagar” se comparado com outros, como por exemplo, o episódio da semana passada. Porém, para mim, tudo depende de ponto de vista. Podemos enxergar tudo de maneiras variáveis, pois temos nosso próprio repertório e dois olhos para irmos além (desculpe, Governador).

Creio que com o fim da temporada se aproximando (faltam só cinco episódios!!), os roteiristas querem definir bem o posicionamento de todos os personagens no tabuleiro. Haviam algumas pontas soltas, como Merle, Andrea e o grupo de Tyreese, mas pelo visto agora tudo se encaixou muito bem, dando luz ao nome do episódio “Eu não sou Judas”. Quem não é? Quem não será? Quem é? No entanto, antes de analisar quem é o Judas de TWD, precisamos relembrar a essência do personagem bíblico traidor.

Judas foi um dos doze apóstolos de Jesus Cristo, aquele que entregou o Messias aos judeus para que sofresse e morresse numa estaca de tortura em troca de 30 moedas de prata. Judas foi um homem próximo a Jesus, que dizia que o amava e convivia pacificamente até então no grupo de Jesus e seus apóstolos. Após a traição, amargurado e perturbado com o sofrimento causado a Jesus e seus seguidores, enforcou-se.

Com esse breve resumo da vida de Judas – e tendo em mente as viradas de mesa desse episódio – vamos analisar quem pode ser o Judas de TWD:

Merle – O cara seria o primeiro da lista a ser taxado de Judas. Ignorante e egoísta, já brigou com o grupo da prisão em Atlanta e Woodburry. Porém o personagem bíblico de Judas é alguém que tinha certa amizade com o restante do grupo antes da traição. Merle nunca teve. Hoje está abrigado na prisão por conta de Daryl. Para mim está completamente descartado como Judas.

Tyreese e sua turma – Foram completamente mal tratados por Rick na prisão e expulsos do local. Não tiveram nenhuma afeição prévia com a turma para se caracterizarem como traidores em Woodburry. A prisão que se cuide, pois eles sabem como entrar na prisão por trás, naquele buraco que já mencionaram. A coisa vai feder já já...

Andrea – Taí a nossa Judas. Única personagem com laços afetivos com a turma de Rick e que, mesmo depois de orientada a matar o Governador e ter a chance para tal, não foi forte o suficiente e deixou clara a sua opção por Woodburry. Seria amor pelo Governador? Provavelmente. Mas a brincadeira do título do episódio e de todo o roteiro nos leva a crer que Andrea é a traidora em questão. E tem levado muito mais do que 30 moedas de prata para tal...

No mais, esse episódio de TWD serviu para que Rick coloque logo sua cabeça no lugar ou largue o osso. Hershel colocou o p... a bengala na mesa e mandou o xerife Woody tomar jeito. Até o Carl (quem diria!) engrossou a voz e deu uma dura no pai. O mais sensato no momento seria deixar as decisões por conta de Dary e Hershel mesmo, porém sabemos como o Rick é teimoso. Duvido que ele aceitará ser comandado tão facilmente.


Daí que, simbolicamente falando, este episódio de TWD foi genial. Amputados, Hershel e Merle recitaram o versículo 30 do capítulo 6 do livro de Mateus, na Bíblia Sagrada, para ilustrarem a situação de cada um. Vamos relembrar o texto?

"Também, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a para longe de ti. Porque te é mais proveitoso perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo acabar na Geena"

Incrível. Porém a graça do episódio é quando aplicamos esse texto ao próprio Rick. Cada vez mais esquizofrênico, não seria sensato largar o posto de comandante? Será que esse cargo não o está fazendo tropeçar? Não seria mais fácil tirá-lo e lança-lo para longe de si? Seria muito mais proveitoso perder o cargo de líder do que ter todo o grupo morto no final.

E assim, com um roteiro baseado na Bíblia, que o episódio 11 de The Walking Dead entra para o meu hall particular de um dos melhores episódios da série até aqui.

2 comentários:

  1. Episódio excelente, finalmente o esperado encontro entre Andrea e o grupo aconteceu, esperava mais revelações, mas infelizmente esse foi o caminho escolhido, então acompanhemos!
    Destaque para o diálogo entre Andrea e Micchone:
    - Aquelas pessoas precisam de mim!
    - E essas pessoas?
    Passei a admirar ainda mais Micchone depois disso, a personagem mesmo sendo olhada com desconfiança pelo grupo, assume posição de defesa e se dispõe a lutar junto com eles. Fiquei tocado também quando Hershel disse que todos estavam gostando do Axel. Andrea perguntando por Shane, Lori e T-Dog também foi demais, não é só de ação mesmo que a série se movimenta, esses pontos de humanidade é algo que me atrai em TWD.
    Fiquei morrendo de pena do pessoal da prisão (carinhosamente chamado de quarto do Andy por você, haha... #muitoBom), todos ali vulneráveis após o ataque do Governador, e o grupo do Tyreese, não esperava que fosse parar em Woodburry... :o

    Ansioso pelo próximo episódio!

    P.S.: sério mesmo que só faltam 5 episódios para o fim da temporada? =/
    P.S.2: Episódio passado, quando o carro de zumbi arrebentou a cerca da prisão, só faltou nossos heróis dizerem: "É hora de morfar!". Aqueles zumbis, mais pareciam aqueles monstrinhos que a Rita soltava para lutar com os Power Rangers, rsrs.
    P.S.3: Merle sobre o carro de zumbis: "Aquilo era só ele tocando a campainha!" #tenso
    P.S.4: Podemos enxergar tudo de maneiras variáveis, pois temos nosso próprio repertório e dois olhos para irmos além (desculpe, Governador). #euRiii, kkkk

    ResponderExcluir
  2. CLAYTON, tudo bem?

    Primeiramente, muito obrigado pelo comentário! É sempre muito bom ver que as pessoas leem e curtem o que escrevemos! :)

    Realmente TWD é muito bom também em episódios sem tanta ação de zumbis. O quesito "humanidade" é fundamental em uma série que se fala de um "apocalipse zumbi". Cada dia que passa gosto mais ainda de TWD!

    Realmente o diálogo entre a Andrea e a Micchone foi ótimo, assim como os questionamentos da loira dentro do quarto do Andy... hahahah...

    Quanto aos seus PS's, vamos lá:

    1 - Sim, infelizmente essa temporada terá apenas 16 episódios. Menos mal em comparação à temporada passada, que só teve 13 episódios, se não me engano...

    2 - Hahahaha, muito bom. Bem por aí mesmo! Muito a cara dos monstrinhos da Rita! hahahaha #PowerRangersfeelings

    3 - Tenso. Muito tenso mesmo... hahaha... O Merle voltou para a turma em um momento muito bom. Creio que teremos ainda muita emoção e risadas com o Merle...

    4 - Coitado do Governador..... #not

    Abração!!!

    ResponderExcluir