terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Homeland S02E12 - The Choice SEASON FINALE

***Alerta: post recheado de spoilers

previously on....


Por Kleiton Nascimento 



O final da temporada de’’ Homeland’’ honrou o nome do episódio, que foi cheio de escolhas. Havia algo sinistro entre a Carrie e o Brody quando eles estão bonzinhos demais, mas que sabemos que há algo acontecendo por debaixo daquele mel todo.

"Homeland" sempre nos põe em dúvida quanto a conduta do Brody. Assim que Carrie deixa a cabana em que os dois estão alojados (aquela da primeira temporada), ele parte para a floresta. Ele estaria fingindo ser o bom moço, assim como Estes avisou que ele faria? Estaria ele planejando algum tipo de ataque? Procurando uma boa localização para cometer suicídio? Não, ele simplesmente saiu para fazer as preces matinais. E lá estava Quinn, Escondido na floresta com sua arma, mirando a cabeça do Brody, mas decidindo mais uma vez que não era o momento de mata-lo.

E quando Carrie retorna, Brody estava sentado ao terraço. Enquanto a maioria de nós não confiaria no Brody nem para por o lixo para fora, Carrie está pensando em abandonar seu future promissor na CIA para passer o resto de seus dias com o ruivo. Será que ele aguentaria ficar ao lado dela, caso ela tivesse mais uma daquelas crises psicóticas ? Brody disse que a entenderia, seja qual for a decisão que a Carrie tome, mas deu para perceber que ele esperava realmente ficar ao lado dela, e que ela o escolhesse, uma vez que, agora que ele separou-se de vez da Jess, seu único refúgio seria ao lado da loira. Enquanto isso, ele tenta convencer a todos de que é uma boa pessoa.

Aparentemente, ele já convenceu o Quinn, que apareceu no quarto de Estes para informá.lo que ele decidiu abortar a missão. Seus motivos foram: "Nós pegamos o Nazir por causa dele. E quanto a Carrie, eu nunca vi ninguém melhor na Inteligência." "Matar o Brody também resultaria na morte dela ... Os danos colaterias seriam destruir uma mulher que você já destruiu antes, e eu não irei fazer isso". No começo, Estes pensou que poderia simplesmente encontrar outra pessoa para terminar a tarefa, mas Quinn não deu esta opção como válida ao dizer: "Se acontecer algo com o Brody, você irá me encontrar novamente no seu quarto. Exatamente nesta cadeira. Porque eu sou um cara que mata cara malvados".

Enquanto isso, vimos como a Jess tem lidado com a separação. Dando atenção a filha, esvaziando as gavetas do Brody, e tentando seconder a tristeza que está carregando consigo. Ao mesmo tempo, Brody encontra o Mike em um bar e, emu ma conversa muito breve, dá sua permissão para o Mike ‘’oficialmente’’ substituí-lo como marido e pai. Lembrando que o Brody estava tentando ser uma boa pessoa, ele finalmente tem uma conversa com Dana , onde ela acaba ligando os pontos e descobrindo que o pai era um homem-bomba e que quase explodiu uma sala cheia de oficiais do governo. Mais uma vez, Dana se afasta dele (acho que desta vez o ódio dela pelo pai é oficial).

Ah, e Saul finalmente é liberado (após Quinn ter ameaçado Estes). Agora que Saul sabe que tem Estes domado, ele decide correr atrás do futuro de Carrie, que pode se tornar a mais jovem chefe estadual da CIA. Ela fica encantada com a proposta, mas seu amor por Brody a faz rejeitar a oferta. E claro, tivemos a versão raivosa do Saul, mas levou um tempinho para aparecer. Primeiro temos o Saul ‘’lógico’’: "Ele (Brody) é um homem bomba, Carrie. É isto que ele é. É isto que ele sempre será." Depois tivemos o Saul ‘’decepcionado’’: "Então você escolherá ele ao invés de nós?" E por fim, tivemos o Saul raivoso Saul: "Você é a pessoa mais esperta e a mais burra que eu conheço!"

Saul, Saul. Quanto mais o vimos em cena, melhor foi ficando o episódio. Ele parte em um helicóptero para o ‘’funeral no mar’’ do Nazir (que lembrou muito a cerimônia que fizeram para o Bin Laden). Enquanto isso, a massa da defesa e inteligência da CIA estão reunidos para o memorial do Vice Presidente Walden. Foi interessante ver os dois ‘’pesadelos’’ do Brody sendo sepultados ao mesmo tempo - e Carrie teve de fazer a ‘’escolha’’ para qual funeral ir. Claro que ela escolhe acompanhar o amado e attender ao memorial do Walden.

Mas o revoltante discursso do Estes faz com que Brody e Carrie saiam de fininho do salão e para se encontrarem em seguida em um escrotório, para da runs amassos. Lá, Carrie anuncia a ele que já fez sua escolha: Ela deixará a CIA para dedicar sua vida ao lado dele. Foi quando Brody notou algo estranho pela janela:"Que estranho. Alguém tirou meu carro do lugar’’.

Quando a Carrie se dá conta dos fatos, já era tarde demais. O carro (bomba) explode. Vemos a explosão envolvendo o Estes e imediatamente deu para saber que Finn Walden sua mãe, também iriam juntos. Com a força da explosão, Carrie e Brody são praticamentes jogados ao chão, mas estavam longe o bastante para sobreviverem.


Depois disto, as cloisas aconteceram muito rápido. Carrie pega sua arma e aponta-a para o Brody, presumindo que, ele a enganou mais uma vez e que ele foi o responsável pelo ataque. Ele tenta convencê-la que ele não causou esta explosão, e que tudo isso foi feito pelo Nazir,parte do seu plano malign:"Nazir teria morrido mil vezes para fazer este dia acontecer!" Convencida pelo amado, ela resolve fugir com ele para o Canada, pois sabe que será a única a acreditar nele. Por mim, eu teria dado a ele um tapinha nas costas e dito: ‘’ Boa sorte com a próxima’’. Mas a Carrie é mais boazinha do que eu.

Saul retorna direto para a cena do estrago. Foram mais ou menos duzentos mortos com apenas vinte e sete sobreviventes. E Carrie e Brody estão na lista de ‘’possíveis vitimas’’. Uma vez que o Estes está morto, o commando da Cia passa para as mãos dele.

Enquanto isso, Carrie corre atrás dos documentos para o Brody deixar o país. Ela estava ao lado dele quando os dois viram a confissão do Brody (que foi gravada por Nazir) ir ao ar em cadeia nacional, e que agora foi usada para fazer conexão com o ataque ao memorial do Walden. Então agora é oficial: Nazir enganou a todosincluindo Brody. Até a família de Brody está convencida de que ele é um assassino em massa.

Carrie deixa o Brody emu ma Estrada que o levará a um lugar seguro. Ele a pressiona : "Você não está vindo, certo?’’. "Eu quero ir. Eu ia junto. Mas agora eu não posso," ela responde. Brody diz a ela que o que eles tinham era amor de verdade. Carrie diz que não está terminado. Ela vai limpar o nome dele. Ele diz que ela não precisa fazer isso, que ela já fez o bastante por ele.

De volta a Virginia, Saul estava diante de centenas de corpos, neste grande salão, e recitando Kaddish, a oração Judia para velórios. Ele está envolto de tristeza, e como em um sonho distante, ele ouve alguém chamando por seu nome. Aos poucos ele vira-se e percebe que é ela, Carrie. Em carne e osso. Ela está viva, e ela fez sua última esconha desta temporada: Ficar na CIA.

Com tudo isso tenho uma nova teoria: Saul está por trás de tudo isso. Por que ele esolheria estar no funeral do Nazir, ao invés de estar junto com a massa da CIA no memorial do Walden? Por que ele estaria tão preocupado em saber se a Carrie estava viva? E é certo de que o Brody o está ajudando. Assim faz sentido o Brody fazer sinal para a Carrie sair da sala momentos antes da explosão, e ser o principal suspeito. E como o Saul sempre mostrou-se ‘’Anti-Brody’’ seria a camuflagem perfeita.Com isso, o Saul fica no comando da CIA e a Carrie fica como braço direito dele. E juntos, eles podem manter o Brody em um lugar seguro até que o Saul ache uma nova utilidade para ele. Isso deixaria Saul como o ‘’Novo Nazir’’ e o ‘’Novo Estes’’ ao mesmo tempo. E a Carrie? Ela continuaria a ser a peça-chave do jogo.

Então, caros leitores, qual seria a esconha de vocês: fugir com o Brody ou ficar na CIA? O que vocês esperam para a próxima temporada ? Obrigado a todos pelas visitas e pelos excelentes comentários e teorias. Até a próxima.

4 comentários:

  1. Meu,por alguns momentos também pensei numa teoria parecida com a sua sobre o Saul, mas logo me desfiz dela. Pelo que me lembro, ele foi escalado para estar no funeral, mesmo pq Estes estaria no memorial de walden. Fora que ele sabia que Carrie iria ao funeral. Ainda não descarto o fato de Brody estar por trás desse novo ataque. Lembro que a hora que a Carrie saiu, ela a encontrou por um outro lado, andou por fora do prédio. e também estava bem nervoso momentos antes da explosão. Quando Carrie pergunta o que ele tem, ele diz algo como: "Estou o contrário de muito triste". pra mim, Brody enfim teve sua vingança, assim como Nazir. É isso !!! Valeu !

    ResponderExcluir
  2. Pra mim o Saul foi a grande revelação nessa temporada Baita ator. Mas eu não acho que ele seja do mal, não. Bela review!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o Saul é o mentor desse ataque, mesmo com toda sua vasta experiência na CIA, ele é mais um seguidor fiel de Abu Nazir. Tudo deu certo pra ele: matou Estes, virou o Comandante da CIA, recebeu um "alô" da Mira (não lembro se é esse o nome) e por último pode ver que sua colega Carrie estava viva, e Brody morto e culpado!!

    ResponderExcluir
  4. Klei,

    Eu tô contigo nessa do Saul. Faz tempo que eu falo pra Jay que esse barbudinho ai é do mal. Não me convence, assim como o Brody.

    Já quanto ao Quinn, ele anda vendo muito Dexter. "Só mato pessoas malvadas" ah vá, isso é Dexter's Style! kkkkkkkkk

    Abração, ótima review!

    ResponderExcluir