previously on....
Por Kleiton Nascimento
No universo de "American Horror Story", sorte é algo que as personagens não têm. E neste episódio não foi diferente. Esta semana, tivemos um episódio recheado de expectativas, desesperança, insanidade, medo e muito sofrimento. Não direi que "Dark Cousin" foi o melhor episódio desta temporada mas, com certeza, superou as minhas expectativas. Em uma série como "AHS" é de se esperar ter a morte pelos cantos. Mas por alguma razão, quando surge uma conversa direta com a dita cuja, é quando vemos o inesperado. E a atriz Frances Conroy (a eterna Ruth, de Six Feet Under) simplesmente arrebentou, ao encarnar o papel do Anjo Da Morte, personagem que foi muito solicitada esta semana.
Mas vamos por partes. Logo de cara tivemos Lana (sendo estuprada pelo Dr. Thresdon), desejando morrer, e a Morte foi ao seu chamado. Ela estava pronta para desistir e deixar todo o seu sofrimento para trás, mas ela sentiu que ainda havia consigo uma dose de esperança. Isto foi um ponto ótimo para a personagem, desde que absolutamente nada de bom aconteceu a ela desde o início da temporada. Eu até diria que a sorte literalmente não está ao lado dela. Por isso que torci muito por ela, quando ela escapou do porão do Dr. Thresdon (após atacá-lo) e conseguiu chegar até a estrada mais próxima. Com isso, ela parou o primeiro carro que viu passar, esperando que o conductor a levasse para a delegacia mais próxima. Mas, como estamos falando da desafortunada Lana, os eventos seguintes também não foram nada agradáveis. O motorist do carro em que ela entrou, estava em crise, pois havia decoberto que sua esposa o estava traindo, após um casamento de 10 anos. Eis que então ele saca uma arma. A Morte, por sua vez, aparece no banco detrás, dando mais uma oportunidade para a Lana de por um fim em seu sofrimento. E mesmo em apuros, Lana não desiste, e resolve lutar um pouco mais por sua vida. E, diferente do que eu esperava, o cara não atira em Lana, mas sim em si mesmo, tirando a própria vida, o que faz o carro perder o controle e bater. Lana desmaia, e ao acordar, mais uma surpresa para nós: Ela está mais uma vez de volta a Briarcliff, desta vez sobre os cuidados da Irmã Mary.
Mas a melhor visita que a Morte fez, sem sombra de dúvidas, foi para a Irmã Jude, quando elas têm uma conversa em um restaurante. O mais interessante é que, Jude vem fugindo da ‘’sombra da morte’’ há algum tempo, e ninguém melhor do que ela para ter um diálogo com a dita cuja. Em um momento, no banheiro do restaurant, somos deparados por uma Jude desesperada, cortando os braços e em seguida deitada em seu próprio sangue. Por um instante, eu pensei, "Não ... eles não podem fazer isso", e eles não fizeram, uma vez que era apenas um "pensamento vivo" dela. Uma vez em que ela está cara a cara com a Morte, ela questiona sobre o porque que esta vez não foi igual as outras vezes. Por que ela não morreu antes? A primeira vez que tal pensamento passou por sua cabeça, foi quando seu marido havia lhe passado sífilis – o que a tornou infértil – e depois sumiu do mapa. Depois ela pergunta por que ela não morreu na noite em que ela atropelou a garotinha, uma vez que, naquela noite, ela havia bebido além da cota. E a Morte simplesmente responde a ela que "Aquela foi a noite em que Deus revelou que tinha um plano para você". Com isso, Jude diz que está preparada para morrer, mas primeiro ela precisa fazer uma coisa muito importante. E tal coisa me surpreendeu muito.
Quando Jude foi á casa dos pais da garotinha que ela havia atropelado e mantido em segredo durante todos estes anos, ela estava pronta para confessor seus atos. Mas, quando aquela garotinha entrou na sala, mostrando-se bem viva e saudável, foi como se o céu estivesse finalmente sorrindo para Jude. Tal fato trouxe um certo alívio, não só para Jude, mas também para mim, expectador. Mas com isto, ficou claro que Jude perdeu completamente a acidez que trazia consigo desde o começo da temporada. Agora, ela está tão perdida quanto as outras personagens. Só espero que, com isso, ela não perca destaque.
E o Anjo da Morte não estava apenas se encontrando com Lana e Jude. Grace também foi visitada, no começo do episódio, quando estava sofrendo de uma infecção dada pela hemorragia que estava sofrendo, resultado do que os alienígenas fizeram com ela. Mas seja lá o que foi, ela estava pronta para partir. A Morte enclinou-se para dar-lhe um beijo, mas Grace acabou sendo resuscitada no meio-tempo. E o melhor de tudo isso foi ver o Dr. Arden, temendo pela vida dela, uma vez que ele estava sendo acusado de a ter deixado em tal estado. Como ele não queria responder por isso, ele logo conseguiu o antidote para curá-la. Então, ele a trouxe de volta a ativa, praticamente saudável. Mas isto durou apenas até que ela encontrasse Kit, que estava fugindo do Instituto que queira levá-la consigo. Foi quando um dos guardas que fazem a segurança do Instituto, tentou deter Kit, e acabou atirando em Grace, que se jogou na frente do amado, para poder salvá-lo. A Morte, mais uma vez vem a seul ado e pergunta se ela está pronta. Grace diz que sim, e a Morte beija seus lábios. Suas últimas palavras foram "Eu estou livre".
O episódio "Dark Cousin" veio mais para tirar algumas dúvidas e colocar algumas coisas em ordem. Não trouxe muitas novidades, mas com certeza fez a faxina, abrindo caminho para o que nos aguarda nesta segunda metade da temporada. A sensação que tinha, era de uma série desfocada e comfusa, mas agora vejo que as coisas estão cada fez ganhando claridade e foco. Mas durante esta primeira metade de temporada, foi muito interessante ver todas estas personagens e suas complexidades ganhando forma e vida (ou morte), embora não tenha ficado claro qual será o rumo dos episódios seguintes. Mas é quase certo que teremos uma batalha do bem, agora representado por Jude, contra o mal, representado pela Irmã Mary. E, como tivemos na primeira temporada, também é de se esperar que a histórias das personagens de ‘’Asylum’’, também irão ter seu fim, a medida em que o fim desta temporada se aproxima. E eu realmente espero que tenhamos boas supresas e mais sustos. E você? O que espera que aconteça até o final desta temporada ? Deixem seus palpites.
Amei sua resenha! :)
ResponderExcluir