sexta-feira, 9 de novembro de 2012

American Horror Story Asylum S02E04 '' I am Anne Frank'' Part 1

***Alerta: post recheado de spoilers

previously on....


Por Kleiton Nascimento


O episódio "I Am Anne Frank - Part One", de American Horror Story,  foi focado mais na batalha entre realidades vs. fantasia ou loucura vs. saninade. Mas o que é real nesta história? Acho que esta resposta acaba se tornando individual. Kit sabia que não havia matado sua esposa, Alma, mas após ser pressionado com tantas acusações, ele acabou sem opções e passou a acreditar que ele realmente cometeu tal crime. E conhecemos Anne Frank (ou Anne ‘’Fake’’, dependendo do que você acredita), que acredita que é realmente a garotinha que vivenciou os campos de concentração, mas isto é sua realidade, mesmo savendo que ninguém ao seu redor acredita em tal fato. Eu ,particularmente,  acredito que ela seja mesmo  Anne Frank, simplesmente pelo fato de que tudo é possível nesta série e as evidências apontam para isto, o que dá muito sentido a versão dela (e adorei ver a atriz Franka Potente no papel). E o fato dela ter reconhecido  Arden como um dos nazistas do local em que ela esteve, trouxe mais realidade a versão dela e adicionou mais um adjetivo para o já malvado e odiado Doutor.  E neste ponto, pensei que faz mais sentido ainda o fato do Doutor executar tanto experimentos com os pacientes de Briarcliff, uma vez que os Nazis são históricamente conhecidos por também executarem experimentos diversos com seus prisioneiros.

E me deu certo alívio em saber que agora faz sentido todas aquelas criaturas ao redor do intituto, serem possíveis experimentos do Doutor Arden. Não estou certo ainda, do que ele inketa em suas vítimas, mas pelas bolhas e desfigurações me pareceu ser uma espécie de ácido. Sua mais recente vítima, Shelley, aparentemente está passando por um processo de mutação, o que me impressionou muito. Achei que foi um final árduo para a personagem de Chloe Sevigny. Tudo bem que ela não está oficialmente morta, mas como aparece como Special Guest Star, já dá para ter uma idéia que o fim dela está um tanto próximo.

Não posso deixar de falar sobre a Lana e sua vontade louca de ser tratada ( e converter ao heterossexualismo). Faz todo o sentindo, pois naquela época, o homossexualismo era considerado desordem mental, e muitos medicos (até os anos 90) acreditavam que tal desordem poderia ser ’’curada’’ com tratamento intensivo. O Dr. Oliver Thredson (Zachary Quinto) diz a Lana que ele não acha que ela esteja louca e que ela irá sair de Briarcliff em breve. Mas Lana sabe que as pessoas pensam que ela é doente mental por conta de sua opção sexual, e se ela não for "curada",  ela não será liberada do Instituto. Então ela recorre a terapia. Primeiro ela é induzida a drogas que reagem negativamente em seu corpo, causando a ela vômitos e enjôos ao olhar para fotos de mulheres, incluindo fotos da Wendy, sua parceira. Daí, Doutor Thredson traz para o quarto, um outro paciente (um rapaz jovem e atraente) e o pede para despir-se. Lana é pedida para se masturbar , enquanto mantém o foco no ’’membro’’ do rapaz e também o toca. Claro que todo este esforço não funcionou. Lana quer tanto sair deste maldito instituto, que se sujeita a sofrer este tipo de auto-tortura, e o melhor é que você vê este conflito interno e forte determinação claramente refletido no rosto da atriz Sarah Paulson.

Obviamente, esta primeira parte de "I Am Anne Frank" não trouxe o melhor de "American Horror Story : Asylum" e ainda não nos entregou muito sobre o que vem a seguir, mas foi um episódio recheado de surpresas. A maioria dos assusntos tratados neste episódios poderiam simplesmente ficarem por aí mesmo, o que foi o melhor do episódio. Mas ao mesmo tempo abriu portas para outros segredos, como o suposto passado nazista do Doutor Arden (ou Hans Gruber, se preferir), a história (real ou não) dos assassinatos de Grace, e a origem dos canibais escondidos no quintal do instituto, embora este ultimo ponto , embora seja assustador, não traz muito conteúdo a série. Mas qual sera o ápice desta temporada? A fuga de Lana, Grace, e Kit? Briarcliff ser finalmente fechada por todos os registros de atrocidades que acontecem lá dentro? O instituto ser atacado pelo Bloody Face? Uma invasão alienígena? Independente de qual seja o rumo que esta temporada tome, eu já estou feliz onde o enredo chegou, e acho que continua a melhorar, seja com muito ou pouco sangue por episódio.

Não posso deixar de comentar que Grace finalmente revelou que matou seu pai, sua madrasta e sua meia-irmã. Mas isto fez alguma diferença ao enredo? Claro que não! Pelo menos o Kit colocou ’’a mão na massa’’ dela antes de descobrir a verdade( antes ele estava fazendo pão, mas vocês entenderam o trocadilho, rs). E o que está acontecendo com o personagem de Joseph Fiennes na série? Aparece uma vez na vida, outra na morte, e não trouxe ainda, o que eu estava esperando: o irmão do Lord Voldemort finalmente colocar as garras para fora, rs.

E o que você está esperando desta temporada ? Se gostou deste post, não deixe de comentar, e até a review da segunda parte, que promete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário