terça-feira, 1 de outubro de 2013

Breaking Bad S05E16 Felina SERIES FINALE

***Alerta: post recheado de spoilers

previously on....


Por Janis Lyn




Difícil essa missão de escrever a última review da melhor série de todos os tempos: Breaking Bad. Depois de assistir os últimos episódios, fiquei com a sensação de que ia acabar lindamente porém bem, mais bem triste. Na semana passada só fiquei pensando nisso  e no quanto a série ia fazer falta na minha vida. Se formos parar pra pensar, era a única série impecavelmente perfeita no ar. Nunca teve altos e baixos (só altos), todos os atores são acima do padrão de tão bons que são e Vince Gilligan e Bryan Cranston sambam na cara de qualquer um e o talento de ambos (um como o cabeça por trás de tudo e o outro na linha da frente, dão show a cada vez que aparece) chega a ser surreal. Quality tv, bitches!!!

Fiquei com medo do series finale ser depressivo por conta do episódio anterior, com Walt debilitado pagando uma fortuna para apenas ter companhia por uma hora. Cortou o coração, de verdade. Mas graças a Deus, “Felina” não foi assim. Pelo contrário, nos trouxe Heisenberg em sua melhor forma. Foi um “acerto de contas” do bem.  Primeiro ele achou uma forma de não perder para a polícia os quase dez milhões de dólares que lhe restou e de quebra se vingou dos seus ex-amigos milionários que anos atrás o deixaram para trás. A segunda boa ação do dia foi ir atrás de Skyler se despedir e dar a localização do corpo de Hank. Essa cena pra mim foi a melhor do episódio. Quando ele disse que fez tudo o que fez por ele, pois era bom nisso e se sentia bem e se sentia “vivo”, e não (só) por causa da família. Essa confissão (que me levou a lágrimas pela primeira vez no episódio) seguido da sua despedida dizendo “It’s over and i need a proper goodbye” foi, pra mim, a cena mais emblemática e significativa de todas. Foi nítido que Skyler ainda odeia ele, mas ainda sim deixou ele entrar na sua casa e se despedir de sua filha. Na verdade ela só queria um fim nisso tudo. E isso significava Walt fora da sua vida para sempre. Depois descobrimos o porquê ele foi à sua ex-casa atrás daquele boa noite cinderela. A motherfucker Lydia recebeu o que merecia e em grande estilo. Melhor ainda foi a arquitetura do plano criado por ele e “falsa fragilidade” passada para Todd e os outros para não desconfiarem de sua mente brilhante e do que realmente estava no seu carro.

Meu segundo momento favorito foi o encontro de Walt com Jesse. Aquela troca de olhares, um misto de ódio e cumplicidade. É como se naquele momento eles tivessem relembrando tudo o que passaram junto. Naquele momento eu tive certeza de que Walt, mais uma vez, salvaria Jesse...e foi o que aconteceu. E como vaso ruim não quebra, os dois piores caras sobreviveram a chacina. Então Todd sobrou pra Jesse, que o matou com uma raiva e desespero que fiquei bege bahia. E o tio do mal levou uma bala na cabeça do titio Walt/Heisenberg. Infelizmente sobrou uma bala para o Walt. Que pareceu não perceber e ficou ali, esperando a polícia. Aproveitou para ver como era o laboratório que sua obra prima estava sendo refeita e memórias explodiram em sua mente. De tudo o que passou nos últimos seis anos, do homem que era e do homem que se tornou. Mais lágrimas caíram dos meus olhos quando Walt caiu no chão ao som da ótima “Baby Blue” dizendo “Guess I got what I deserve". Sim, ele teve o final que merecia, como disse a música. Mas a forma como decidiu encerrar suas atividades (e vida, pois acho que ele esperava mesmo morrer antes de ir para a prisão) foi genial e muito criativo, assim como toda a série foi. Não podia ter terminado de uma forma melhor. Agora só penso assim 
“ quem dera eu não fosse fã de Breaking Bad”, pois sou mais exigente do que era antes e estou depressiva, pois nenhuma série que está no ar atualmente chega perto de ser boa como era Breaking Bad. Terei que me contentar com os restos que sobraram na tv e com os excelentes seis anos que tive Breaking Bad na minha vida. Como viver pós Breaking Bad? Alguém me explica?

Chorem comigo aí nos comentários...

PS: podiam ter mostrado Walt olhando uma mosca em sua cena final, seria bárbaro :)

2 comentários:

  1. Sem palavras... vc resumiu bem o sentimento dos fãs da série... e mais: realmente nenhuma série hoje chega aos pés de Breaking Bad em sua genialidade, roteiros perfeitos e atores acima da média. O que sobrou hoje é puro entretenimento, sem envolvimento e cumplicidade.

    ResponderExcluir
  2. Tremenda série!! Gostei do teu artigo

    ResponderExcluir