previously on....
Por Janis Lyn
O começo do fim. Depois de uma espera angustiante e sofrida de 11 meses (????), Breaking Bad está de volta com seus últimos oito episódios finais. (Re) lembrei desse fato quando começou a música de abertura, aí me dei conta de que essa grande série está com as semanas contadas. O gigante voltou...por pouco tempo, mas voltou. Como de costume, o começo do episódio teve um salto no tempo. Na verdade a continuação do salto que vimos lá no começo da temporada. Heisenberg em estado deplorável, foragido e solitário. Nessas novas cenas do "salto", vimos Heisenberg indo a sua antiga casa, que agora é abandonada, indo procurar aquele veneno escondido na parede. Só nesses primeiros minutos do episódios já podemos criar diversas teorias e perguntas. Como a casa foi pichada com o seu codinome, e quando ele abre o porta-mala está um cartaz com os dizeres “procurado” e sua foto (viram isso também?), já podemos prever que ele, além de ter sido descoberto, virou uma espécie de “lenda” no bairro, não tem mais família (não sabemos ainda se morreram ou não) e está miserável. Será que o veneno era pra ele mesmo? Acho que não, porque se fosse pra ele acabar com a vida dele, faria isso de qualquer forma,e não de uma forma que não deixe rastros. O veneno é para matar uma pessoa específica, e que ele não quer que os fatos levem à ele. Mas quem?
Depois desse salto, o episódio voltou exatamente onde terminou. Hank no banheiro achando uma prova de que o Walter é o temido Heisenberg. Tenho que elogiar aqui a atuação de Dean Norris. Simplesmente genial a forma que ele vai lembrando as cenas, ligando os fatos, encarando Walter e se dando conta de foi feito de palhaço esse tempo todo. E que a solução dos seus problemas estava na sua frente e ele nem sequer cogitou essa hipótese. Sua falta de ar enquanto dirigia estava quase me atingindo de tão palpável que foi a sequência.
Jesse por outro lado, está cada vez mais drogado e com uma vida sem sentido nenhum. Tem milhões de dólares mas é tanto dinheiro que ele não tem aonde gastar. A solução que ele acha é de doar a fortuna mas, como é impedido por Walter, começa a jogar literalmente dinheiro na rua. E aquele embate dele com o Wal foi intenso também. Ele não acredita mais nas mentiras do Walt mas ao mesmo tempo tem certo medo dele...desistiu de tentar arrancar qualquer verdade do ex-amigo.
Falando no ex-Heinserberg, Walter está (tentando) viver uma vida comum. Ser um marido e pai exemplar. O câncer voltou (como teorizei na última review e já era de se imaginar) e ele quer ser só um "homem do lar" agora. Pena que as coisas não funcionam assim. A qualidade do seu cristal caiu para 68% e a doida o quer de volta a qualquer custo, nem que seja só para ele ensinar de novo a equipe a produzir. Depois de levar um pito da Skyler (arrasou, gata!) a bisca via embora mas está claro que as coisas não ficarão assim. Incrível como a Skyler olha de um jeito pra ele como se já soubesse que essa máscara de cara comum não vai durar por muito tempo. Como se ela só estivesse aturando ele por medo mesmo...pensando no filho. Não existe mais amor ali, só temor mesmo.
O embate de Walter e Hank foi no mínimo epico. Transbordando tensão e ódio, Hank bateu com gosto no Walter ao descobrir a verdade mas logo foi chantageado e deu na cara que vai ceder a pressão. O que eu acho que vai acontecer é o seguinte: Hank realmente não vai conseguir prender o amigo por conta das consequências e dó mesmo, já que Walt afirma ter só 06 meses de vida. Mas acho que vai rolar um acordo aí. Hank não faz nada contanto que Walt NUNCA mais volte a se envolver com isso. Mas Walt vai SIM voltar a produzir....e ainda vai levar Jesse junto..e é aí que eu acho que o Jesse roda....o coitado já está tão infeliz e solitário que se tiver mais um stress ou tragédia na vida, vai se matar...é fato. E Heisenberg vai ficar sozinho e Hank não terá dó dessa vez. E não acredito que ele tenha só 06 meses de vida. O tempo deve ser impreciso e ele que inventou isso.
São só teorias, claro. O bom de Breaking Bad é que nunca sabemos o que vem pela frente. Mesmo com o salto no tempo não tem como sabermos com precisão o que aconteceu e, mais importante, o que acontecerá com ele.
E vocês? Gostaram do episódios? Teorias, críticas, elogios? Fiquem à vontade...


Nenhum comentário:
Postar um comentário