terça-feira, 9 de abril de 2013

Shameless S03E12 - Survival of the Fittest

***Alerta: post recheado de spoilers

previously on....


Por Kleiton Nascimento


Desde o começo desta temporada, Shameless embarcou em um clima de drama, diferente das outras duas primeiras temporadas, que focaram mais no humor negro. Vimos os Gallaghers se separando e indo para casas de famílias aleatórias e reformatórios. Mas não demorou muito até que Fiona conseguisse a guarda definitive de seus irmãos, mas ao fazer isso, ela deu inicio ao que seria o fim do relacionamento entre ela e o Jimmy, que sofreu bastante ao viver uma vida dupla envolvido com os Gallaghers e Estefania. Mas foi questão de tempo até que o Jimmy saísse de cena.

A entrega do envelope cheio de dinheiro á Fiona pode ser a confimação de que o Jimmy esteja de fato morto. Por outro lado foi um presente surpresa para Fiona, já que ela não contava com tal ajuda e com tal, pudesse alavancar de vez sua carreira, tendo assim mais estabilidade financeira.

"Mas nós somos Gallaghers, e há duas coisas que somos muito bons: Sabemos como nos manter de pé e sabemos festejar." O papo da Fiona com Carl e Debbie já no fim do episódio foi exatamente o que eles precisavam(por conta do estado de saúde de Frank), afinal cada personagem teve uma provação diferente. Irei rapidamente por cada um deles.

Para trabalhar na empresa ‘’Worldwide Cup’’ é preciso realmente saber jogar. Mas agora que Fiona tem uma posição fixa na empresa, uma colega de trabalho comentou como havia ficado contente por ter tido aquela posição há 20 anos atrás. E pela reação da Fiona, ela não pretende passar tanto tempo neste novo emprego. Então agora o relógio está correndo. Um possível relacionamento com o chefe boa pinta, pode mantê-la por mais tempo, mas é certo que cuidar da família Gallagher continuará a ser sua prioridade número um.

E foi (meio que) bom ver o Frank tendo efeitos colaterais por abuser de tanta bebida e drogas. Com o seu corpo finalmente pedindo socorro, Fiona teve a chance de dar mais uma puxada de orelha no pai, uma das boas, com uma simples mensagem: Se o Frank se importa realmente com sua família, ele irá mudra seus hábitos. E pela primeira vez, Frank nos deu um certo sinal de esperança. Talvez ele saiba que não tem muitas opções pela frente, mas no momento, suas decisões poderão trazer um rumo interessante para a série.

E como vimos, Lip finalmente consegue seu diploma, mas já começa com o pé esquerdo ao festejar excessivamente com pai. A cena dele com Mandy nos disse um pouco sobre o future de sua vida amorosa. Mas ao mesmo tempo nos mostrou um futuro muito incerto, mesmo com seu MIT.Agora é torcer para que ele ande na linha e tome decisões coerentes.

Quanto ao casal Ian e Mickey, a despedida dos dois foi um tão forte quanto a da Fiona com o Jimmy. Ian decidiu servir o exército, usando a identidade de Lip para cponseguir alistar-se. Ainda assim, ainda veremos o Ian, que provavelmente encontrará outro parceiro ainda dentro do exército.

E por falar em identidade, Debbie mostrou-se bem madura nesta terceira temporada, e no final ainda conseguiu falar com a Fiona de igual para igual sem problemas. Debbie sempre teve a Fiona como modelo a seguir, por bem ou por mal, mas a medida em que ela inicia seu ciclo pré-adolescente, é possível que ela ainda dê muito trabalho, especilamente para pos roteiristas.

Falando em dar trabalho, mesmo tendo habilidades criminais e paixão por facas, Carl mostru-se mais afetivo com seus irmãos e principalmente com Frank. Foi muito emocionante vê-lo cruzar a cidade a noite para ir raspar a cabeça do pai na intenção de curá-lo mais depressa. Se ele continuar assim, terá boas chances de evitar a criminalidade.

For a da lei ou não, um bebê está a caminho da trama. E como a mãe da Veronica carrega a criança e a própria Ve irá cuidar como seu filho (ou irmão?!), certamente será uma gravidez prá lá de engraçada. Especialmente agora que ela soube que, enquanto sua mãe estava fazendo sexo com o Kevin, ela já estava grávida, mas não quis contar para não estragar a união familiar que teve durante este tempo.

E por falar em bebês, Sheila depediu-se dos seus três bebês: Karen, Hymie e Jody. O trio mudou-se de vez para o Arizona, deixando Sheila sozinha. Mas não demorou muito até que sua mente criativa lhe trouxesse benefícios. Pudemos ver que um future muito lucrative a espera, como vendedora de produtos eróticos para donas de casa. Confesso que lembrei na hora de um filme brasileiro com o mesmo tema. Quem sabe ela até possa dar algumas dicas de vendas para a Fiona.

Este Season Finale pode também ter dado possíveis finais para algumas personagens, como Jody, Karen e Hymie, por exemplo. É pouco provável que ainda iremos ver o trio por aqui. Outros que podem ter tido suas últimas cenas são os Milkovichs. Com a separação deles e os Gallaghers, seria um tanto insignificante tê-los de volta. E o Jimmy, junto com a gangue de brasileiros mafiosos também podem ter tido seus respectivos finais, não tão felizes, claro.

Por fim, diferente do previsto, nenhuma morte extra foi adicionada ao roteiro, e com a espera da próxima temporada, algumas questões ficam no ar. Será que o Frank voltará sóbrio? Será que o Lip conseguirá seguir em frente com seu MIT? Será que o Ian irá a guentar a pressão do exército, ou voltará de vez para Chicago? E quanto tempo será que a Fiona conseguirá manter-se na Worldwide Cup, vendendo copos descartáveis? Não deixem de comentar e seguir o blog tanto por aqui quanto pelo Facebook. A terceira temporada pode ter acabado, mas continuaremos na ativa, trazendo o melhor em séries para vocês.

Até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário