quarta-feira, 3 de abril de 2013

Game of Thrones S03E01 - Valar Dohaeris

***Alerta: post recheado de spoilers

previously on....


Por Patrícia Caprioli


Comecei a ver Game of Thrones ano passado, logo me apaixonei pela série e devorei as duas primeiras temporadas. Não li os livros (ainda) e vou fazer minhas reviews baseadas apenas, e tão somente, nos episódios, à partir desta terceira temporada.

GOT deixou saudades, mas já chegou com um primeiro episódio muito decente, apesar de mais tranquilo (perto do que estamos acostumados). Senti que foi uma forma de "recapitularmos" os personagens, bem como quais são as suas atuais situações, pensamentos, sentimentos e anseios.

Jon Snow: Um dos meus personagens preferidos, por sempre querer lutar pelo que acredita, com muita coragem (mesmo deixando claro, em sua face, o medo iminente). Ele chegou ao outro lado da Muralha, no extremo norte. Sua missão agora, é mostrar que está ao lado de Mance Rayder e seu povo, para manter-se vivo e conseguir salvar a vida dos que estão ao sul.

Lord Tyrion Lannister: outro personagem que ganhou o mau amor. Sua inteligência e forma simples de "atacar" sua família, ao mesmo tempo defendendo-a, me conquistou. Nesta terceira temporada Tyrion voltou ainda mais ambíguo: seu medo aumentou, depois de ter a face quase que dilacerada; mas, por outro lado, sua coragem aumentou, após ter quase vencido (digamos assim) uma guerra. Os inimigos de Tyron estão mais perto do que quando ele era a "Mão do Rei": seu pai e sua irmã. Mas, Lord Tyron pode contar com a amizade de Sir Bronn, e com seus serviços de "guarda-costas", se o pagar.

Cersey Lannister: a "rainha" já nos mostrou que nada mudou, e que a sua sede pelo poder só aumenta. Mostrou, também, em uma breve conversa com Tyron, que está disposta a continuar passando por cima de tudo e de todos para manter-se no poder. Tudo bem que ela ficou com um certo "medinho", ao saber que seu irmão mais novo iria conversar com seu pai. Mas, Cersey é Cersey... Tratou logo de saber o que estava acontecendo, e deixar o seu recado. Além disso, depois, deixou claro que não é a fã número 1 de sua futura nora, Margaery Tyrell.

Margaery Tyrell: não sei se gosto ou desgosto dessa personagem... Gostei da ação dela, de ir ao encontro dos órfãos da guerra, e oferecer ajuda ao povo. Só não consegui ter a convicção de que foi real, de coração. Ela já havia dito que faria tudo pelo trono logo, fico com o pé atrás.

Sir Davos: antigo braço direito do rei Stannis Baratheon, sobreviveu à guerra. Mas, ao invés de se esconder, ao saber que o seu rei (seguindo orientações da "Rainha Vermelha") estava queimando homens vivos, encheu-se de coragem, e voltou à Pedra do Dragão, com o intuíto de conversar com Stannis e convencê-lo de que poderia ganhar a guerra sem a "Rainha Vermelha", pois ela só lhe fazia mal. Mas, como já era de se esperar, Stannis está possuído pela tal mulher, e acabou ordenando a prisão do velho companheiro. (pelo menos não mandou matá-lo. ainda resta uma chance de Davos conseguir reverter a situação).

Stannis Baratheon: rei "pau-mandado", que está possuído pela Rainha Vermelha. #SemMais

Rainha Vermelha: bruxa maquiavélica, que ainda irá destruir muitos lugares e pessoas.

Robb Stark: outro personagem que tem todo o meu amor! Robb mostrou que tem mesmo o sangue de Ned Stark em suas veias, e não vai deixar barato o que o Regicida (Jaime Lennister) fez com o seu povo. O garoto mostrou que cresceu, e não é mais o "moleque medroso" de quando seu pai ainda era vivo. Já na segunda temporada Robb havia amadurecido muito e, nesta terceira, o herdeiro de Ned vem cheio de ira para com seus inimigos. O seu senso de justiça (herdado do pai) é tanto, que não poupou nem mesmo sua mãe - Catelyn Stark.

Catelyn Stark - de boas intenções o inferno está cheio... Catelyn, em um momento de desespero, acabou dando ordens para que sua fiel escudeira soltasse Jaime Lennister, contrariando seu filho (o então auto-denominado Rei do Norte) Robb. Graças a este ato impensado (ou não), Catelyn vai passar algum tempo encarcerada em um quarto, até segunda ordem de Robb. Está certo... No meio de tanta confusão, se Robb abrir exceções para a família, Deus sabe onde a guerra poderá levá-lo.

Tywin Lannister: o novo "Mão do Rei" mostrou que tem, mesmo, o sangue ruim. Cersey e Jaime tiveram a quem puxar. Imagine que, agora, é ele o detentor do poder de Westeros, já que o rei, Joffrey Baratheon, é muito novo para tomar suas decisões sozinho. Pois bem, Tywin mostrou que não adiantou Tyrion se esforçar, e lutar uma guerra praticamente sozinho: Tyrion nunca vai ser reconhecido (sentimentalmente) como seu filho. E mais, só atura seu filho caçula por não ter como provar que não é seu filho. Proferiu palavras de despeito ao pequeno Tyrion... Palavras que ferem mais do que uma adaga. Só por isso, já merece muito sofrer...

Sansa Stark: não consigo gostar dela... Quis tanto estar ali, na capital, e acabou perdendo tudo que lhe era mais importante. Agora, vive uma vida nas sombras, e está dependendo de Lorde Baelish para tentar fugir. Logo de quem ela está dependendo? De uma das pessoas mais astutas e traiçoeiras do reino. Vejamos o que acontecerá...

Daenerys Targaryen (Khaleesi): personagem que amo absurdamente! Mulher guerreira, que não se deixa abater. Esta deixando de ser menina, e virando mulher... A "mãe dos dragões" percebeu, enfim, que para ganhar a sua guerra terá que contar com mais do que apenas seus filhos que cospem fogo. Ela se deu conta de que precisa de um exército, e lá foi atrás dos Imaculados. Acontece que ela vai ter que passar por cima de seus próprios princípios, se quiser montar o seu exército... Não foi fácil para Daenerys ver a forma como o exército de Imaculados é treinada.

Barristan Selmy: Guarda Real do pai de Daenerys, voltou para protegê-la, e ajudá-la a voltar para casa, para o comando do Trono de Ferro. De quebra, ainda salvou a moça da morte.

Game of Thrones tem tudo para continuar no caminho "mais do que certo" e, pelo que já estou sabendo, já temos uma quarta temporada confirmada!!! (Pode comemorar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário