terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Shameless S03E04 - The Helpful Gallaghers

***Alerta: post recheado de spoilers

previously on....


Por Kleiton Nascimento



Esta semana, Shameless não teve um de seus melhores episódios, mas "The Helpful Gallaghers" ainda não está entre os piores. Mesmo assim, um episódio ‘’fraco’’ de  Shameless ainda consegue ser melhor do que muitas outras series da atualidade. Mas vamos recapitular os altos e baixos desta semana.

Primeiro, vamos pelos baixos. O enredo desta semana quase não teve conexão alguma com os episódios anteriores, exceto as partes do Carl acreditar que tem câncer e a Fiona tentando lidar com o assédio do chefe no trabalho. No entanto, muita coisa louca aconteceu, e vários tabus foram expostos, o que é de se esperar. Eu também percebi que o final pode servir como um gancho para o que está por vir. No entanto, acredito que a forma com que eles lidaram (com o pai do Jimmy acidentalmente se assumindo) foi muito previsível e sem emoção. Até mesmo quando o Jimmy ficou em choque ao saber (reação que espero ver no próximo episódio), não houve um clímax.

O resto do show, como o título sugeriu, foi a respeito dos Gallaghers ajudarem outras pessoas, da forma deles, claro. Carl ajudou o seu novo amigo (do acampamento das crianças com câncer  a ver seios de verdade antes de morrer. Lip ajudou Mandy a salvar sua meio-irmã, (SPOILER!) talvez meio-irmão, de ser mandada(o) para o sistema de adoção. Todos estavam ajudando Debbie a se preparar para a piscina pública, aprendendo a prender a respiração por mais tempo do que as crianças morenas (que a atacaram por ela ser branca). Fiona tentou boicotar o ‘’sistema de sexo oral’’ do chefe Bobby (seu novo chefe) tentando convencer as colegas de trabalho a pararem com a prática, uma vez que TODAS elas faziam no ‘’Bobby Break’’. E, finalmente, Frank ajudou Sheila a convencer Jody a ‘’receber’’ os brinquedos dela de braços (e pernas !) abertos.

O ponto alto deste episódio foi o Carl, mesmo porque não acho que o vimos centrado antes. E verdade seja dita, fiquei surpreso com a atuação do Ethan Cutkosky. Eu nunca o tinha visto como um ator de verdade até então, mas agora acho que foi mais por falta de cenas e falas. Junto com o novo colega, eles tiveram uma ótima performance e trouxeram seriedade e diversão a uma parte do episodio que tinha tudo para ser chata. A supervisora do acampamento, Wendy,  também foi excelente. Especialmente a parte final quando ela aparece chorando no ônibus, me fez rir alto.

Quanto ao Lip e a Mandy, eu não achei muita graça a parte dos dois, principalmente porque tudo aconteceu muito fácil para eles. No entanto, eu gostei da segunda metade. A meio-irmã da Mandy (com um ‘’pênis de menina’’) foi muito estranha e na certa promete trazer mais excentricidade ao show.

A parte da Fiona também foi boa. Era mesmo para ser chocante ver que as colegas de trabalho dela preferiam continuar praticando sexo oral no chefe em troca de benefícios? De qualquer forma, estamos falando de Shameless. Ainda assim, Emmy Rossum estava brilhante como sempre, e eu gostei de ver que Fiona pelo menos tentou abrir os olhos dessas mulheres. Foi interessante vê-la dando mais valor a si mesma.

E como o melhor sempre fica para o final, sem sombra de dúvidas a melhor parte ficou por conta da Sheila. Joan Cusack fica mais e mais autêntica a cada temporada. Eu não só ri com as cenas dos brinquedos, como também senti dó dela. Ainda assim, é uma personagem sem vergonha, mas não dá para não se apaixonar por ela e rir com as situações que ela cria.

Por fim, “The Helpful Gallaghers” teve seus altos e baixos, mas ainda assim trouxe novas possibilidades para esta temporada, mesmo com todas as minhas insatisfações.

Mas e quanto a vocês? Estão empolgados para saber o que virá a seguir? Já vimos um terço da série, e isto significa que, logo logo a coisa vai ficar preta. Eu, particularmente, mal posso esperar até a próxima semana para rever essas personagens que tanto gosto e recapitular tudo para vocês. Enquanto isso, não esqueçam de deixar seus comentários. Até breve!

Nenhum comentário:

Postar um comentário