quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

The Following S01E02 - Chapter Two

***Alerta: post recheado de spoilers

previously on....


Por Janis Lyn


The Following apresentou semana passada um promissor piloto e melhorou ainda mais nesse segundo episódio. A trama continua sendo instigante, inteligente e bem conduzida. Ou seja, continua no caminho certo. Depois de vários momentos "WTF" e um final interessante, o "Chapter Two" veio para melhorar mais ainda a série.

Primeiro acho válido destacar nosso serial killer gênio, o Joe Carrol. Nesse episódio vimos vários flashbacks de como conseguiu seus seguidores (alguns deles, pelo menos) e de como cada um tinha sua missão. Nada foi extensivamente explicado ainda, o que é bom para dar um fôlego na trama. Mas o que mais me fascinou é a frieza e criatividade de Carrol, que há anos planejou toda essa continuidade ao seu plano. Nos deixa até com um pensamento de "ok, eu entendo o fascínio que as meninas tinham por ele". Não sei se é justo dizer só as meninas, já que Ryan ficou tão obcecado com ele que até escreveu um livro sobre isso. Incapaz de demonstrar fraquezas ou vulnabilidade, Carrol faz tudo parecer parte do seu show. Até a tremedeira quando sua ex-mulher, Claire, entrou na sala, pareceu fingido, premeditado, armado. E, de uma forma bem cruel e narcisista, quer ver Ryan voltando à sua melhor forma e dando a volta por cima, com a "simples condição" de que participe dos seus jogos sádicos.


Agora cabe ao Ryan saber lidar com isso e não perder a linha, já que a vida de Joey está nas mãos dele. Gostei da cara de tacho do Joe quando Ryan disse que não matou o Jordy, fato que pegou o vilão de surpresa, mesmo que por poucos segundos. E agora que o comando da investigação ficou nas mãos da agente Debra Parker, especialista em seitas (ou cultos, como preferir..), diante da instabilidade e má fama de Ryan, cabe ao mesmo mostrar serviço e pegar de volta seu prestígio (o que significa parar de beber e dar piti).

Acho que o mais intrigante no episódio foi ver a transformação da "babá" Emma. Antes era tímida, vítima das piadinhas da mãe e vidrada no Joe Carrol. Depois matou sua mãe, arrumou um amor para chamar de seu (com a ajuda de Joe) e virou uma seguidora da seita dele. Mas pelo o que vimos dos seguidores até agora, as coisas não estão muito bem. O gay que não é gay é o amorzinho da Emma, o gay que É gay está ciúmes do casal e não aguenta mais ser um simples seguidor, quer mais e mais, e, segundo Claire para o Joe, estão com uma criança muito esperta em mãos. Então acho que em breve Joey vai se tocar que não está numa "aventura" e tentará fugir ou contatar sua mãe.

E que cena bizarra e de me fazer pular do sofá foi aquela das máscaras que do nada uma delas ganha vida (quem será esse Rick, hein?) e vai pra cima do Ryan? S-U-S-T-O define! Fiquei bem curiosa em saber quem é esse mascarado e porque ele colocou fogo naquele homem.

PS: muito estranha a cena da Debra levando o livro coletânea do Poe para o Joe. Será ela uma seguidora enrustida ou seria um sinal de que ela também será fisgada por ele? Ou nenhuma das opções acima? rs

Um comentário:

  1. Perfeita a Review...

    Susto define, com certeza!!!!

    Em relação ao trio que está com Joey, só digo uma coisa: "Vai dar problema, hein, vai dar problema..."

    Quanto a Debra, também acheio muito suspeito... Ai tem... A primeira coisa que veio em minha mente, foi que ela participa da ceita. E isso, bem antes do livro. Lá no quarto das máscaras, quando ela começou a explicar tudo muito detalhado, e até Ryan começou a olha-la como "como assim, vc sabe de tanta coisa?". A cena do livro veio pra dar mais enfase na minha ideia de que ela "está ligada" a Joe.

    ResponderExcluir